maio 09, 2010

O "sangue'' das plantas

Ter dificuldade em alguma disciplina não significa "não gostar". Uma maneira que encontrei para estudar é lendo, escrevendo e postando aqui, para assim compartilhar o conhecimento que adquiri.
Falarei superficialmebnte a respeito dos tecidos condutores de fluídos nos vegetais. Existem muitos termos complexos que exigem maiores explicações, deixemo-os de lado neste texto.


Assim como nós animais possuímos artérias, veias e seus derivados formando um sistema circulatório fechado, onde o sangue é o fluído circulante, as plantas são possuidoras de um sistema vascular. O desenvolvimento desta característica criou uma adaptação para a vida terrestre, pois as extremidades subterrâneas e extremidades aéreas das plantas possuem modificações diferentes.
As raízes são orgãos vegetais responsáveis principalmente pela absorção de água e sais minerais do solo. Portanto, a camada epidérmica da raíz não pode ser demasiadamente expessa, muito menos ser constituída por densas camadas de anexos epidérmicos como a cutícula. Esses fatores dificultariam o fluxo dos fluídos e ocasionariam danos no funcionamento do organismo. Adaptações foram desenvolvidas.
Existe um tecido vascular que tem sua "origem" na raíz, o Xilema. A matéria absorvida pelos tricomas(pelos) das raízes circulará por todo o corpo da planta tendo como destino específico as folhas. Estas últimas estão em constante transpiração, o que faz com que haja um mecanismo que funciona como um "sugador" da água e sais minerais que estão subindo pelo caule. Este processo facilita o movimento do Xilema, já que o mesmo se torna difícil pelo fato de estar direcionando-se para a extremidade posterior da planta.
No processo conhecido como fotossíntese, os estômatos das folha (orgão produtor) realizam trocas gasosas que têm como subprodutos substâncias orgânicas. Estas substâncias "alimentarão" todos os orgãos (consumidores) e se movimentarão na direção destes através do tecido conhecido como Floema.
Resumindo: Xilema é responsável pelo transporte de água e sais minerais que partem das raízes; Floema tranporta matéria orgânica oriunda da fotossíntese realizada nas folhas.

Mas e como ocorrem os tranportes entre as células destes tecidos (floemático e xilemático)?
Os Sistemas Xilemático e Floemático são caracterizados por possuirem células especializadas que contêm microscópicas perfurações para o transporte intercelular.
As Traqueídes e os Elementos do vaso são células próprias do Xilema. Já o Floema é possuidor de Elementos de tubo crivado e Células companheiras.


Este foi um pequeno resumo sobre o Sistema Vascular, que, como seria dito antigamente, é carreador de seiva bruta (xilema) e seiva elaborada (floema).

Tecidos condutores no caule. XP: Xilema Primário; MX: Metaxilema; PX: Protoxilema; FS: Floema Secundário

Um comentário:

  1. Meine lieben!!!
    Muito bem escrito o texto, muito mesmo!
    Ótimo para divulgação da Ciência! \m/ ouiééé
    beijãooo

    ResponderExcluir